De Episódios / A Múmia
IV
As minhas ansiedades caem
Por uma escada abaixo.
Os meus desejos balouçam-se.
Em meio de um jardim vertical
Na Múmia a posição é absolutamente exacta.
Música longínqua,
Música excessivamente longínqua,
Para que a vida passe
E colher esqueça aos gestos.
Fernando Pessoa
in “Obra Poética e em Prosa, vol.I”, Lello e Irmão Editores
Apesar do frio que faz, o meu coração teima em não cristalizar.
Escola de Atenas »» RAFAEL
A
Rosa Dart, nossa querida amiga dos Açores, escolheu o célebre quadro de Rafael para celebrar o primeiro aniversário do
Marketing Axiológico. Para quem não conhece, o
Marketing aborda essencialmente assuntos relacionados com a Filosofia (ou seja, quase tudo) e já nos proporcionou longas e interessantes conversas.
Parabéns ao Marketing e Parabéns à Rosa que bem os merece! E que nos façam companhia por muitos e longos anos.
Ps. Já me esquecia, o
Marketing vestiu roupa de gala e está muito mais giro. Hehehe...
A Sentença
Num velho livro topei com uma palavra escrita,
Que como um choque me marcou e ilumina toda a minha vida:
E quando me entrego ao prazer embotante,
E à essência prefiro a aparência, a mentira e o falso semblante,
Quando, de ânimo leve, a mim mesmo me engano com pequenos nadas,
Como se fosse clara a escuridão, como se a vida não tivesse mil portas brutalmente fechadas,
E agarro coisas cujo sentido profundo não vivi,
Quando, com mãos aveludadas, o sonho bem-vindo me acaricia
E de trabalhos e dias me alivia,
Alienado do mundo, estranho à minha própria consciência,
Então ergue-se em mim essa palavra: Homem, torna à tua essência!
Ernst Stadler
trad. João Barrento
in “A Alma e o Caos – 100 poemas expressionistas”, Relógio D’Água
"Roda Viva" »» Chico BUARQUE
Parece que este ano comi a sopa toda e que o Pai Natal ficou contente, até já me trouxe o presente, vejam lá! com um mês de antecedência!... este Pai Natal anda muito meu amigo. E já agora se me dão licença, vou passar o fim-de-semana no bem bom a disfrutar o meu presente. Está frio e sabe bem ficar na mornice ouvindo o tio Chico... bom fim-de-semana e até segunda-feira! Anda que já se faz tarde... hehehe
Michael CUNNINGHAM »» Bruno CASTANHEIRA (JN)
Então pergunto: mas para se ser padre não é necessário recusar qualquer tipo de prática sexual, seja ela hetero ou homo??... não consigo perceber a lógica destes documentos do Vaticano. Se os padres são celibatários e consequentemente não podem ter qualquer tipo de relações sexuais porquê pronunciarem-se quanto à orientação sexual dos futuros padres? Como diz a lei da Igreja, são seres humanos assexuados, portanto quer sejam heterossexuais ou homossexuais o assunto é o mesmo. Humm! Esperem lá, a não ser que, com este documento, a Igreja nos queira dizer que na verdade os padres não respeitam o celibato e têm relações sexuais, e que do grupo de padres que têm relações sexuais existem hetero e homossexuais, e que só estes últimos é que estão a ser excluídos da Igreja devido à sua orientação sexual? Será isso? Não sei... expliquem-me como se eu fosse muito burro porque não estou a perceber...
O
Alexandre lançou hoje este
Boato... e eu digo que neste acredito... sou um optimista!
"lei da física: As ruas de Lisboa encolhem sempre que chove. Os optimistas diriam que ficamos mais perto de quem perseguimos."
Ao olhar as estatísticas do blogue no site
eXTReMe Tracking reparei que as 16 palavras-chave mais utilizadas nos motores de pesquisa para aceder ao Povo escreviam por ordem decrescente o seguinte:
"povo bom que cristo mar...
frases no horizonte, tipo nascimento,
ter poemas para giorgione com natal..."
a pontuação foi só para ajudar... mas é bonito, não é?
Parece que a BlogoNovela deu o que tinha a dar e chegou ao fim... ainda bem, o argumento era tão mau que os episódios estavam a tornar-se extremamente difíceis de consumir. Já tínhamos postado contos, poemas, extractos de romances mas novelas nunca, foi a primeira vez e creio que não será experiência para repetir... não reunimos nenhum argumentista de momento. Não sei se toda esta história terá alguma moral por ser tão ridícula na sua génese... para mim retiro que confiei demasiado cedo e fui atencioso demais com alguém que realmente não merecia. Deixo ao critério de cada um qualquer interpretação possível do caso, o bom senso leva-me a terminar o assunto por aqui e a consciência também não me pesa.
Aos companheiros do Povo lanço a seguinte pergunta, continuamos com este blogue ou terminamos viagem por aqui? Por mim aceito qualquer decisão, até porque "os fins" nunca me assustaram... acredito na possibilidade da regeneração. Aguardo notícias vossas até nova postagem. Um abraço a todos.
"Feio é fumar. Tu não comeces."
Cartazes da campanha promovida pela Central Models
para a Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Pois é, para quem não me vê há mais de um mês este post pode parecer um pouco estranho ou no mínimo duvidoso. Mas é com o peito inchado e a transbordar de orgulho que hoje, Dia do Não-Fumador, afirmo não pegar num cigarro há exactamente um mês, depois de dez anos de dependência estúpida consumindo um maço de tabaco por dia. Está a ser difícil, é verdade, mas não é nada que não se aguente… por isso, para os que fumam, cá vai uma forcinha… se eu fui capaz, vocês também vão conseguir !
A propósito, acho esta campanha extraordinária…FEIO é FUMAR!
"Dream" »» v. LEAL BARROS
Em dias de chuva, quando o vento é forte ao ponto de vergar qualquer guarda-chuva, gosto de vestir o impermeável e sair à rua de máquina fotográfica na mão. É um acto solitário e introspectivo. Normalmente procuro o mar; a violência das ondas e o timbre agudo do vento amplificam-se nos ouvidos e permitem-me tranquilidade. Não sou de explosões, tenho dificuldade em explodir, e são esses dias agitados que me refazem. Incapaz de uma auto-implosão, peço emprestada a violência às tempestades. Só assim se cumpre o processo, de fora para dentro, dos olhos ao coração, nunca o equilíbrio chega no sentido contrário.
Desses dias trago horas fundamentais e pedaços de película fotossensível que me documentam a memória, para não esquecer ou para forçar a lembrança de um ciclo que se cumpriu. Por vezes esses documentos são incompletos ou traduzem uma realidade falsa, uma tempestade que não existiu, e por isso doem… outras vezes são “sonhos”, são visões que profetizam a alma. Há nessas atmosferas dúbias uma possibilidade de esperança, algo que indica que a verdade é por ali. A tudo isto já apelidaram "excesso de romantismo", pelo mesmo puseram-me o selo de "romântico demodé", ao que respondi orgulhosamente, se for obrigado a postular é por aí que eu sou.
O Marketing Axiológico anuncia o Dia Mundial da Filosofia (17 de Novembro) e as actividades preparadas pela Universidade dos Açores para sua celebração. Para quem estiver perto o programa vale mesmo a pena.
Não deixem de visitar também o blogue mais generoso do mundo. Um beijo Fátima.
Cisão
Gostava de saber até que ponto a ideia de céu e a de unidade andam ligadas. Só assim poderia avaliar que peso tem o facto de eu sentir que o céu se encontra dividido e uma das partes se alojou transversalmente no meu corpo. Tal é às vezes o seu peso, que me vejo constrangido a andar dobrado.
Luís Miguel Nava
in "Poesia Completa 79-94", Dom Quixote
bonjour Monsieur (Madames et Mesieurs),
je suis française et je suis venue faire un tour au Portugal pour rejoindre votre groupe autour de "o povo e bom tipo".
vous ne me voyez pas et pourtant je suis là!!
entre les lignes. trés de l'autre côté des mots, là où leur sens prennent nature, quelque part dans ma sensibilité qui est la votre. au rythme des apostrophes et des points qu'on croit "final".
je suis là, dans l'énergie des photographies, au coeur des couleurs et des espaces.
et, tellement présente à travers cet univers, je ne peux douter que vous aussi, vous ne ressentez pas en retour ma présence...
saurez vous deviner qui je suis???
P.S : je confirme l'étude au sujet des hommes architectes.
em português: muito, muito obrigado Sophie pelo teu e-mail... (je sais que tu comprends ça)
Olá Povo! Peço-vos mil perdões por só agora iniciar actividade aqui, neste praseiroso espaço, mas não foi possível antecipar esta estreia...
Para compensar, de alguma forma a ausência declarada, aqui estou a solicitar a este povo que nos visita e que goste de fazer uns filmes, a participação de videoartistas, que dominem o programa imovie da mac, no projecto a vida é curta, a decorrer no Festival de curtas metragens do Porto, Corta! 2006, no mês de maio.
A selecção dos candidatos irá decorrer no mês de Dezembro, por isso se solicita o envio de curriculum e registo para posterior entrevista durante o corrente mês de Novembro.
Participem!
Sónia Vieira
"Right Here" »» v. LEAL BARROS
Do que não se sabe não se fala, e não há muito que eu possa dizer por ser pouco o que verdadeiramente sei. De uma coisa tenho certeza, céu e inferno existem aqui e agora ao nosso lado, alternando aleatoriamente consoante a sorte do jogador. Nem um, nem outro são metáforas além-morte, são ambos espaços reais construídos em cada dia que vivemos. Para lá do sopro do anjo negro não me atrevo a adivinhar, é coisa que eu não sei portanto não falo. Para cá do sopro do anjo negro há mais céu do que inferno, disso tenho certeza, caso contrário quereríamos todos morrer. Isto, a vida, é que é o céu, não tenho dúvidas.
Informa-se e pede-se desculpa à população pela ausência nos últimos tempos, mas parece que desta vai de vez. O template foi novamente modificado porque existiam problemas de visualização com os browsers Mozilla e Safari... a ver se desta fica tudo direitinho.
Como o Alexandre tinha sugerido, de hoje em diante cada um posta com o seu próprio user e password, anulando-se, portanto, o username colectivo. Os convites já foram lançados através da blogger e só resta que cada um de vós aceite e configure os seus dados como preferir.
Ao nível da formatação de cada post, não será necessário alterar nem a fonte, nem o tamanho. Deixa-se portanto de usar a font Arial, tamanho grande, e passa-se a usar a letra que a blogger assume por defeito. É a formatação que funciona melhor neste template.
Espero que não surjam mais problemas com o blogue e que em relação à parte técnica (postagem, comentários, nomes, etc etc...) esteja tudo a funcionar correctamente. A ver se desta a coisa arranca, by the way, estamos quase a festejar 1 ano...
Até breve e se houver dúvidas já sabem... escrevam...