Dia Mundial de luta contra a SIDA


Enviar este post



Relembrar (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Dia Mundial de Luta Contra SIDA
Celebra-se hoje, dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida inicia o programa das comemorações com a abertura, pelas 10 horas da manhã, do Centro Móvel de Aconselhamento e Detecção Precoce da Infecção VIH/sida, em articulação com o Projecto Integrado de Prevenção “BAIRRO FELIZ” da Associação “Médicos do Mundo”, no Bairro Quinta da Serra, em Loures. Este projecto receberá a visita, pelas 11 horas, de Sua Excelência o Presidente da República. O programa prevê ainda, durante a tarde (15horas), a realização de “um espectáculo de teatro-debate onde se fala de tudo…menos de sida”.
Para não esquecermos que:
- o HIV não se transmite com um beijo ou com um aperto de mão;
- as pessoas infectadas com HIV merecem todo o nosso respeito. Basta de discriminação, acabemos de uma vez por todas com o estigma que envolve esta doença;
- a infecção HIV/SIDA não pode ser curada, mas pode ser tratada;
- dois terços da população infectada vive em África, numa situação de miséria absoluta, e não tem acesso aos tratamentos administrados na Europa e nos E.U.A. que aumentam significativamente a esperança de vida dos seropositivos.
- é fácil solucionar o problema africano se os governos dos países desenvolvidos perdoarem as dívidas externas e abrirem os mercados a estes povos, permitindo-lhes o acesso à economia global, e que temos a obrigação de como cidadãos forçar os nossos representantes políticos a tomar medidas nesse sentido;
- não existem grupos de risco, qualquer pessoa independentemente da sua condição social, da sua orientação sexual e do seu estatuto económico pode ser infectada se não tomar as precauções devidas. A infecção HIV/SIDA não é um problema que atinge apenas toxicodependentes e homossexuais.
- a única forma de saber se está infectado ou não é fazendo o teste de detecção do HIV.
Sobretudo é bom não esquecermos que dias como o de hoje servem para que "a nível comunitário o conhecimento real da infecção permita mobilizar recursos e respostas adequadas, reduzir a negação, estigma e descriminação que rodeiam a infecção VIH."


1 Respostas a “Dia Mundial de luta contra a SIDA”

  1. Anonymous Anónimo 

    "Se trago as mãos distantes do meu peito
    É que há distância entre intenção e gesto"...

    Modifiquemos nossas ações! Que a intenção encontre sintonia com o gesto porque amar extrapola todos os limites.
    Viva a vida!

Comentar

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


O Blog

  • O POVO É BOM TIPO PRETENDE SER UM LOCAL DE PARTILHA ONDE LIVREMENTE SE TROCAM GOSTOS, AFINIDADES E INSTANTES DE VIDA. NÃO MAIS DO QUE ISSO.

A População

Séries

Últimos Posts

Livro de Ponto

Arquivo

Periferia

Outras Cidades

Cidades Desabitadas

Outros Povos

Manutenção

  • + Blogger
  • + BlogRating
  • + Blogwise
  • + eXTReMe Tracker
  • + A Música do Povo
  • + Os Links do Povo
  • + Protegido por CreativeCommons