Dia Mundial de luta contra a SIDA
1.12.05 por Vítor Leal Barros | Enviar este post
Dia Mundial de Luta Contra SIDA
Celebra-se hoje, dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
Para não esquecermos que:
- o HIV não se transmite com um beijo ou com um aperto de mão;
- as pessoas infectadas com HIV merecem todo o nosso respeito. Basta de discriminação, acabemos de uma vez por todas com o estigma que envolve esta doença;
- a infecção HIV/SIDA não pode ser curada, mas pode ser tratada;
- dois terços da população infectada vive em África, numa situação de miséria absoluta, e não tem acesso aos tratamentos administrados na Europa e nos E.U.A. que aumentam significativamente a esperança de vida dos seropositivos.
- é fácil solucionar o problema africano se os governos dos países desenvolvidos perdoarem as dívidas externas e abrirem os mercados a estes povos, permitindo-lhes o acesso à economia global, e que temos a obrigação de como cidadãos forçar os nossos representantes políticos a tomar medidas nesse sentido;
- não existem grupos de risco, qualquer pessoa independentemente da sua condição social, da sua orientação sexual e do seu estatuto económico pode ser infectada se não tomar as precauções devidas. A infecção HIV/SIDA não é um problema que atinge apenas toxicodependentes e homossexuais.
- a única forma de saber se está infectado ou não é fazendo o teste de detecção do HIV.
Sobretudo é bom não esquecermos que dias como o de hoje servem para que "a nível comunitário o conhecimento real da infecção permita mobilizar recursos e respostas adequadas, reduzir a negação, estigma e descriminação que rodeiam a infecção VIH."
"Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto"...
Modifiquemos nossas ações! Que a intenção encontre sintonia com o gesto porque amar extrapola todos os limites.
Viva a vida!