O Instituto Português de Fotografia tem vindo a promover uma série de conversas públicas com diversas personalidades que têm, de algum modo, uma visão diferente sobre o olhar. Queremos fazer da nossa nova “casa” no Porto, um local de partilha de ideias e aquisição de saberes.
Encontros do Olhar quer chamar fotógrafos mas também quer ouvir médicos e filósofos, conversar com cientistas e artistas plásticos, músicos e sociólogos, repórteres e escritores. Quer ser local e momento, quer-se discussão e aprendizagem, troca e reflexão. A primeira sessão constituiu, no passado dia 6 de Outubro, uma interessantíssima conversa com Teresa Siza que é actualmente a directora do Centro Português de Fotografia, instalado na antiga Cadeia da Relação. A segunda constituiu um encontro com António Sá, fotógrafo de viagens e natureza que partilhou connosco um pouco do seu saber e experiência acumulada através da colaboração regular em publicações como Evasões, Grande Reportagem, Rotas & Destinos, Volta ao Mundo e National Geographic Portugal.
O nosso próximo encontro será no dia 7 de Dezembro, pelas 21.30h, desta vez com o filósofo Vitor Moura, professor de estética e filosofia da arte na Universidade do Minho. Esta conversa constituirá uma apreciação do chamado “cognitivismo estético”, uma teoria estética segundo a qual o mais significativo da arte reside no modo como permite aprofundar e enriquecer o nosso entendimento do que é um ser humano. Segundo esta teoria, a arte segue este programa, designadamente, a partir de uma exploração das nossas capacidades cognitivas, em geral, e perceptivas, em particular. Paulo Gaspar Ferreira
A par da conversa com Vítor Moura a decorrer logo mais nas instalações do IPF será inaugurada a exposição "sem título" com trabalhos dos alunos do Curso Profissional de Fotografia. Desse conjunto de trabalhos fazem parte quatro fotografias do vosso amigo v. LEAL BARROS, que mais não são de que "4 estudos para um retrato".
Para os interessados na conversa com Vítor Moura ou numa visita à exposição, o Instituto Português de Fotografia fica na Rua da Vitória, 129, no Porto (mesmo atrás da cadeida da relação).
0 Respostas a “Exposição IPF”
Comentar