LEITURAS ÚLTIMAS #005


Enviar este post



Relembrar (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Hermann Hesse
“A década que medeia entre os 40 e os 50 anos é para as pessoas temperamentais, para os artistas, sempre uma época crítica, de inquietação e frequente insatisfação, uma altura em que é comum haver dificuldades em lidar com a vida e com nós mesmos. Depois disso, sobrevêm tempos de acalmia. Pude experimentar isso não só em mim mesmo, como também o observei em muitos outros. Por muito bela que seja a juventude, uma época de efervescência e de combates, também o envelhecer e o amadurecimento possuem a sua beleza própria e proporcionam felicidade.

Com 50 anos, o ser humano começa a pôr de lado certas criancices como a obtenção de fama, reputação e estatuto, passando a olhar retrospectiva e desapaixonadamente a sua vida passada. Aprende a esperar, a calar-se, a escutar; ainda que porventura alguma dessas virtudes venha a ser corrompida por quaisquer debilidades ou por algumas fraquezas, nunca deixará de considerar proveitoso este processo.”
Hermann Hesse
in “O Elogio da Velhice”
Difel


Este excerto é elucidativo da sabedoria de Hermann Hesse em relação à vida e ao que é ser humano. O livro, mais do que um “Elogio da Velhice” é um elogio à própria vida e ensina-nos que só gozaremos da tranquilidade que tanto ambicionamos, se tivermos uma atitude de respeito, atenção e humildade perante os desafios que ela nos vai colocando. Hermann Hesse fala-nos sobretudo de dignidade, e do quanto deveremos estar atentos para não a deixar escapar. Talvez tenha sido um dos livros que mais me ensinou. Quando o terminei, uma voz na minha cabeça dizia-me isto: “Se não estás atento, se não abrires os olhos e o coração à vida, corres o risco de um dia te tornares um velho ácido. E não há coisa mais triste e ridícula do que um velho amargo. É a única coisa de que se pode ter pena.”
v. LEAL BARROS


0 Respostas a “LEITURAS ÚLTIMAS #005”

Comentar

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


O Blog

  • O POVO É BOM TIPO PRETENDE SER UM LOCAL DE PARTILHA ONDE LIVREMENTE SE TROCAM GOSTOS, AFINIDADES E INSTANTES DE VIDA. NÃO MAIS DO QUE ISSO.

A População

Séries

Últimos Posts

Livro de Ponto

Arquivo

Periferia

Outras Cidades

Cidades Desabitadas

Outros Povos

Manutenção

  • + Blogger
  • + BlogRating
  • + Blogwise
  • + eXTReMe Tracker
  • + A Música do Povo
  • + Os Links do Povo
  • + Protegido por CreativeCommons